sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Secretários prestam contas para conselheiros do Orçamento Participativo

Depois das discussões sobre obras que irão compor o Plano Plurianual (PPA), o Orçamento Participativo em Parauapebas começa a fase de prestação de contas das ações de cada secretaria no ano de 2005. Nesta segunda-feira (14), o secretário municipal de educação Raimundo Neto prestou contas das atividades de sua secretaria, em uma reunião de delegados do OP.

De acordo com ele, em 2005, vários prédios foram alugados para que não faltassem vagas nas escolas. Só na educação infantil foram mais de 30 novos pontos de extensão. Reformas em casas de apoio ao professor, tanto na zona rural, quanto na urbana, também foram uma das ações realizadas este ano pela Secretaria de Educação.

Sobre a construção de uma nova escola no complexo Altamira, Neto afirmou que "a área localizada em frente as Casas Populares foi escolhida e a última informação é que o projeto desta escola já está pronto". Já na zona rural, a previsão de restauração de todas as escolas de responsabilidade do município é o mês de março.

Outra ação da secretaria, também anunciada por Neto, foi o estudo feito para a construção da escola Novo Horizonte. "A situação da escola do bairro é precária, não há espaço de lazer", disse. Investir na educação infantil, onde o aluno saíra sabendo ler e escrever aos seis anos, também foi uma meta anunciada por Neto.

A ampliação do suporte necessário para a educação especial - pessoas portadoras de deficiência - também foi mencionada pelo Secretário como um dos avanços da atual administração. Os alunos portadores de deficiência visual no município estão recebendo atendimento especial na Unidade Especializada de Atendimento ao Deficiente Visual. "Com aulas de inglês, música, teatro e dança e oito novas máquinas brailes, esses alunos terão oportunidades iguais aos outros", afirma.

Para Antonio Batista, coordenador de comunicação do OP, a prestação de contas dos secretários municipais junto aos coordenadores e conselheiros está sendo uma oportunidade a mais para que a administração conheça as demandas emergências dos bairros que compõem os distritos.

"As reuniões do OP demonstram que a prefeitura está disposta a dialogar com os membros da comunidade”, disse o conselheiro do OP, Antonio Itaituba.


Cliente: Jornal O Regional
Job: Matéria sobre Orçamento Participativo
Conceito: O Orçamento Participativo em Parauapebas, até sua extinção, foi muito valorizado pelos moradores. Por isso, todos os jornais locais e regionais acompanhavam de perto todas suas etapas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário